top of page

APATA

A Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção (APATA) é uma Organização Não-Governamental (ONG) legalmente registrada em 2004, mas está ativa a mais de 20 anos. Sendo a segunda ONG mais antiga de Fortaleza, a APATA visa o amparo do bem estar  animal e ambiental, tendo fins altruístas e sem fins lucrativos. Animais de pequeno porte, grande porte e algumas aves totalizam mais de duzentos bichos resgatados pela ONG.

 

A Associação surgiu com o objetivo de resgatar e oferecer tratamento até o animal ser adotado, mas visto que os animais com os perfis de sequelas, idosos e deficientes eram rejeitados, começou a funcionar também como abrigo. Todo trabalho é voluntário, tendo menos de dez voluntários trabalhando efetivamente.

 

Tendo em conta uma média de 4 mil reais por mês de despesas sem receber um terço, a APATA não possui condições financeira de manter uma sede, abrigando os animais nas casas dos voluntários. “Muita gente acha que a gente vive (financeiramente) da Apata, mas temos outros empregos, aqui somos voluntários e muitas vezes tiramos do nosso salário para manter a associação. A gente abre mão do nosso lazer, de ter uma vida mais confortável, para ajudar esses animais a terem o mínimo de dignidade” diz Gisele Oliveira, voluntária ativa e tutora de mais de 40 animais resgatados pela APATA.

 

Hoje a ONG tem a ideia de não resgatar mais animais, apenas cuidar dos animais que já foram resgatados, pois a procura de adoção desses animais é pouca. Eles trabalham  com três formas de minimizar o sofrimento dos bichos: Castração para reduzir a procriação desenfreada, denúncias de maus tratos e educação para os tutores sobre a importância da guarda responsável.

 

Existem várias maneiras de ajudar a APATA. Além da adoção dos animais já resgatados, a doação de dinheiro, de ração e de produtos de higiene como materiais para banho, areias higiênicas e material de limpeza dos locais onde residem os bichos também  são bem vindos.

bottom of page