top of page

Abandono de animais

Seja andando pelas ruas da cidade, passeando pelas praias ou se exercitando nas praças e parques de Fortaleza, é comum encontrar animais abandonados. De acordo com a estimada da Prefeitura de Fortaleza, cerca de 30 mil animais, em sua maioria cães e gatos, encontram-se em situação de abandono nas ruas da capital cearense.  

ONGS e Órgãos Públicos afirmam que os números tendem a aumentar durante as férias. Entre os meses de novembro e fevereiro muitos animais são largados em pontos de abandono para que as famílias possam viajar.  A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) afirma que os locais com maior concentração de animais em situação de rua são o Cemitério da Parangaba, Lar Torres de Melo e o Hospital de Messejana.
 

Motivação do abandono

 

A ONG britânica Dogs Trust, que atua em campanhas para a diminuição de abandono animal, divulgou as principais justificativas de quem abandona seus animais são: as férias longas, animais doentes, entes da família com alergia aos bichinhos e falta de condição financeira para cuidar.

 

A atuação da prefeitura

 

De acordo com o CCZ, 300 animais foram castrados mensalmente em 2017. Já neste ano de 2018, a Prefeitura de Fortaleza lançou uma campanha de cadastro de animais domésticos com o objetivo de cessar o abandono animal. Durante o mês de maio, cães e gatos receberam chips e tiveram dados cadastrados no Registro Geral dos Animais (RGA). Os cadastros foram realizados no Vetmóvel – equipamento itinerante que oferece serviços de saúde animal, de forma voluntária e gratuita.

 

Voluntários em ação

 

Mesmo com os programas da Prefeitura, muitas ONGS trabalham de forma voluntária em combate ao abandono animal. Entre elas, a Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção (APATA), segunda ONG mais antiga de Fortaleza.

Denuncie o abandono animal

 

Abandonar animais no Brasil é crime. O artigo 164 do Código Penal prevê detenção de 15 dias a seis meses ou multa. Qualquer pessoa pode realizar uma denúncia, basta dirigir-se a uma delegacia de Fortaleza.

bottom of page